Fartlek o que é?treinamento-fartlek.jpg

Fartlek é o nome dado a um treinamento de corrida de rua onde corredor deve correr fazendo variações tanto no ritmo como no tipo de terreno.

Fartlek significado

O significado de Fartlek é “Brincar de Correr” e a palavra tem origem na língua Sueca onde este treinamento de corrida foi idealizado pelo atleta e treinador Gösta Holmér.

Filosofia do método

A idéia é que o treno Fartlek seja algo diferente dos treinos mais tradicionais, como as rodagens e os treinos intervalados(tiros).

Como regra principal o método Fartlek determina que as variações de ritmo sejam feitas de acordo com a vontade e disposição do corredor.

Por exemplo, correr 5 min em ritmo forte, depois correr 2 min confortavelmente e voltar a correr em um ritmo mais forte por um período de tempo.

Trajeto e terreno de execução

Outra boa pratica deste método de treinamento de corrida e variar o terreno durante o trajeto.

Um boa alternativa para um treino Fartlek eficiente é um trajeto que passe, por exemplo, por: asfalto, estradas de chão batido, areia, campos (gramados) e e outros terrenos acidentados.

Um treinamento Fartlek de qualidade também deve possuir variações de altimetria. Onde o atleta deverá subir (principalmente) e descer as lombas em um ritmo forte, buscando assim fortalecer tanto a musculatura quanto evoluir o seu desempenho aeróbico e anaeróbico.

Consideradões finais sobre o treino Fartlek

Com o passar dos anos e a evolução nos treinamentos foram criadas algumas variações de execução do treinamento Fartlek. Como por exemplo adaptações para executar o mesmo em esteiras, em grupos e entre outros meios. Para saber mais sobre o treinamento de corrida Fartlek acesse este link.